Notícias

Sara Santos é uma das oradoras convidadas do Congresso Internacional do CIDESD 2019

Sara Santos é uma das oradoras convidadas do Congresso Internacional do CIDESD 2019

Sara Santos, coordenadora da Academia Skills4genius, vai falar sobre os pressupostos do programa Skills4genius no Congresso Internacional do CIDESD 2019.

O comportamento criativo é uma disposição extremamente valorizada no contexto desportivo. A criatividade inspira os jogadores a explorarem comportamentos inovadores que contribuem para o aprimoramento e desenvolvimento do desporto e, portanto, esta deve ser fomentada durante as etapas iniciais de formação. No entanto, o desenvolvimento da criatividade é um processo holístico que ostenta interações complexas entre vários domínios. Recentemente, o Creativity Developmental Framework, sugeriu os pressupostos gerais que pretendem nutrir o comportamento criativo nos jogos desportivos coletivos. De fato, oCreativity Developmental Frameworkcombina uma variedade de abordagens de treino que são incorporadas em premissas criativas: (i) percurso desportivo (considerando a prática diversificada e a especialização); (ii) literacia física (aprendizagem de movimentos fundamentais e específicos de jogo); (iii) pedagogias não-lineares tais como as abordagens sustentadas nos constrangimentos, os Teaching Games for Understanding e a aprendizagem diferencial; e (iv) pensamento criativo (albergando o pensamento divergente e convergente).

Considerando a necessidade atual de potenciar a criatividade em crianças, urge o investimento em programas que visem induzir esta predisposição. De forma a colmatar esta fragilidade, foi desenvolvido o programa de treino Skills4genius, cujas diretrizes foram sustentadas na etapa explorerdo Creativity Developmental Framework. O respetivo programa demonstrou resultados interessantes no que concerne ao pensamento criativo, desempenho motor e criatividade em contexto de jogo em crianças com uma idade compreendida entre os 8 e 10 anos de idade. Não obstante, os resultados destacaram ainda que existe uma correlação entre pensar criativamente e executar criativamente. Portanto, o envolvimento desportivo quando mediado por determinadas condições pedagógicas, pode ser considerado um difusor ideal para desencadear comportamentos criativos nas crianças. Em suma, os constructos do Skills4genius podem ser facilmente implementados nas aulas de Educação Física ou na estrutura do clube desportivo, considerando que a criatividade continua subdesenvolvida em ambos os contextos.

LEIA MAIS